domingo, 22 de abril de 2012 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Loja Maçônica em Pirassununga e a primeira Escola do Povo.

LOJA MAÇÔNICA EM PIRASSUNUNGA "A PRIMEIRA"

DENTRO EM BREVE, ESTAREI POSTANDO MATÉRIA A RESPEITO DESTE ASSUNTO, DA OBRA DO SAUDOSO PROF MANUEL PEREIRA DE GODOY.

Os textos abaixo, foram publicados na Obra de M. P. de GODOY, “Contribuição A História Natural e Geral de PIRASSUNUNGA”. (de 1766 até 1912-1975) – VOLUME II – 1975.

PÁGINA 140

Neste ano (1878) foi fundada, nesta Vila, a primeira Loja Maçônica de Pirassununga, denominada “Cruzeiro do Sul” e por importantes pessoas da vida local, como o Dr. Antonio José Rodrigues de Siqueira, advogado (veja fac. símile da fig. 58), o Dr. Antonio Ribeiro dos Santos, Promotor Público e Francisco Lopes da Veiga, hoteleiro.
Esta loja prestou grandes serviços a Pirassununga e, regularmente funcionou até começos do século atual... quando um proveminente membro cometeu um grande deslize, de conhecimento público na época. Então, foi realizada uma reunião especial, chamada “Quebrar Colunas”... E a Loja foi desfeita e por 100 anos aqui não deveria se instalar outra! Os nomes supra mencionados fizeram parte da primeira Diretoria.
(assinatura de Antonio José Rodrigues de Siqueira)
Fig. 58 – Fac. símile da assinatura do Dr. A. J. R. de Siqueira, no proc. 95 m8, fls 14 (em 14. 3.1879, como advogado) e que foi um dos fundadores e membro da 1ª. Diretoria da Loja Maçônica “Cruzeiro do Sul”, de Pirassununga.

PÁGINA 239

Loja Maçônica “Cruzeiro do Sul”
Como vários Vereadores eram maçons e pertenciam à Loja “Cruzeiro do Sul”, continuou ela a obter regalias nesse governo. Assim, em 1.6.1902 a Loja pediu à Câmara isenção de pagamento de imposto predial e de consumo de água, em virtude de ser uma associação humanitária; petição atendida.
Em 3.11.1904 a Loja pediu isenção do pagamento da luz elétrica, em razão de manter em suas dependências uma calasse noturna, gratuita, com 30 alunos. Petição concedida.

PÁGINA 154

“A ESCOLA DO POVO”
Em 1885, graças aos esforços do Dr. Manoel Jacintho Viera de Moraes, do Dr. Joaquim da Silveira Mello, de José Peixoto da Motta Junior e de João de Lacerda Franco (como fundadores) foi construído o edifício da “Escola do Povo”, na esquina das Ruas Cel. Franco e Gal. Osório. Realmente, no seu funcionamento, foi o primeiro estabelecimento de ensino primário e gratuito em nossa cidade; os professores eram pagos pelos fundadores e todo o material escolar era fornecido aos alunos pelo Dr. Manoel Jacintho Vieira de Moraes.
















Villa Yara,





Zona rural em Pirassununga,











segunda-feira, 16 de abril de 2012 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Estação de Trem em Souza Queirós.






Fazenda São João no Bairro Boa Vista









Natureza em Pirassununga Terra de meus Amores













_________________________________________

Estas imagens só foram obtidas graças a indicação do meu amigo Flavio (OFICIAL DE JUSTIÇA), onde pode-se visualizar no topo do poste, uma plantação, isto, em função da cavidade do poste, e em decorrência dos pássaros, terem construído um ninho no local, depositando sementes.


Nesta esta um passarinho na hora de fotografar


________________________________________

OLHA QUE ARVORE TÃO FLORIDA NA PRAÇA CENTRAL DE PIRASSUNUNGA.

Um pato e uma galinha, em um terreno próximo ao cemitério municipal de Pirassununga



LOGO LOGO,NÃO SOBRA NADA DESTES COQUINHOS

Tentei fotografar através do celular no alto desta arvore uns passarinhos, da para enxergar?


Esta arvore esta localizada na Praça Anita Costa, na Prudente de Moraes, proximo ao Paço Municipal

Esta esta defronte ao banco itau, e  restaurante ponto chic, na praça Central

PONTO DE TAXI NA PRAÇA CONSELHEIRO PRADO (CENTRAL)

Fica defronte a um terreno cheio de galinhas, marrecos, cavalos, etc.. (perto do cemitério)

UMA RESIDENCIA LOCALIZADA PROXIMA A DELEGACIA DE ENSINO