quarta-feira, 22 de maio de 2013 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Adhemar de Barros - Campanha Politica



Campanha Politica em Pirassununga, a foto enviada por Francisco Bertazi, de família tradicional de Pirassununga, hoje estabelecido em Vila Pinheiro, nos leva na Avenida Newton Prado, ainda de terra, e ao lado da carreata, hoje se encontra a vila militar, o que esta ao lado direito segurando ao alto uma bandeira do Adhemar, é o Jairo (CAP), na foto ainda é verificado a presença do Sr. Arlindão (in memorian), que tinha um bar ao lado do hoje agência do Correios (antiga Caninha Piracanjuba).

O Caminhão era do Senhor Nestor de Oliveira (Liquigaz), pode-se observar na lateral do mesmo, pai tambem do finado Ivan Claiton (informações do amigo Paizé), no outro paralama é o Tatinho (Irmão do Bertasi), já falecido.

Mais identificação, agora por parte do Roberto Mazalli: Mizael na Porta do caminhão atrás, na porta Thomaz sentado no palarama de traz..
terça-feira, 21 de maio de 2013 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Dedão - Sebastião Bernando de Oliveira



Aniversário do saudoso Dedão como era conhecido Sebastião Bernardo de Oliveira no ano de 2.000. Foi realizado em sua churrascaria, situada na Vila Malaquias. Na foto a mesa da esquerda para direita: Dedão (in memoriam), Geraldão (Geraldo Bernardino) do Ibama, Sergio Português  Desembargador Dr. Roberto Rodrigues (gostava de ser chamado de Cabo Rodrigues), Magro (in memoriam), Doutor Eliseu e Paulo Henrique Tückmantel Dias.

Lelo Cabianca









É com pesar que retorno ao BLOG, para comunicar o falecimento do "Sr Lelo Cabianca" (Antônio Jacob Cabianca) no dia de hoje 24/10/2011.


Lelo Cabianca registrou episódios que passaram a fazer parte da nossa história com um livro, colunas em jornais e no corrente ano,  editou a "Revista do Centenário da Escola Normal", em comemoração aos 100 anos da E E Pirassununga.

Declarações registradas no livro: "Memória da terra curimbatá" 

Pela graça divina, nasci "curimbatá", na terra eternamente abençoada pelo Senhor Bom Jesus dos Aflitos : Pirassununga.

É a terra que inspirou um dia, dois grandes e saudosos professores da Escola Normal, Elias de Mello Ayres (letra) e Antenor Godoy ( música), na composição de um esplendoroso hino em seu louvor.

O seu verso inicial, enleva e distingue o mais encanta dor libelo, dirigido a todos os filhos de Pirassununga, quando com rara felicidade, sacramentaram : "TERRA DE MEUS AMORES".

É uma das razões que adotei quando de minhas escrevinhações, ao citar o ; nome de Pirassununga que quer dizer "lugar onde o peixe faz bulha".

É a "terra de meus amores" porque foi aqui, neste rincão, que desde tenra idade, gravei em minha memória, com muita resignação e serenidade, os ensinamentos de todos aqueles que tanto amei e que generalizo como sendo os meus amores. Tudo se iniciou com os exemplos deixados pelos meus bisavós paternos Luigi e Giulia Testini, "oriundi"de Cantu di Brianza nas imediações de Milano; bisavós maternos Lorenzo e Elisabeta Casagranda Vanin "oriundfdi Treviso; avós paternos Giácomo e Aurélia Baggio "oriundi" respectivamente de Nogara, provinzia di Verona e de Padova, provinzia di Campi Sam Piero e avós maternos Antônio Vanin de Treviso e Emma (Noêmia) Alegro de Casale Sul Sile no Veneto Italiano.

Todos estes "oriundi", participaram da grande saga que muito enobreceu aquele desafio inicial da brava gente de imigrantes, que adotou este pedaço de mundo, como sendo a sua terra natal, participando de seu desenvolvimento e fazendo germinar através dos tempos, os bons frutos da semente plantada.

Nasci em lar modesto, cristão e cheio de muito amor, onde fui criado para a vida sempre bem cuidado e amparado pelos meus saudosos pais Antônio e Ângela.

Foi assim que cresci e me preparei para um dia , ter vida própria , e ser um cidadão do mundo.

Ah! mas quanto significou aquele berço para a minha vivência para seguir nos benfazejos desígnios de minha vida!

No percalço desta caminhada, foram muitas as passagens que gravei em minha memória, e uma parte delas, procuro citar neste livro, como homenagem a terra amada. Elas estão aí por meio de fotos de antanho e de algumas citações, que chamamos de "causos".

Em sendo um eterno apaixonado pela arte fotográfica, procuro através dela, reviver locais e personalidades marcantes, como também folclóricas que fizeram parte deste período de minha vivência. Outros casos vividos alhures e por cerca de 3 décadas passadas longe daqui, talvez até mereçam citações em outro livro...

Dedico este livro a toda a minha amada família, aos meus saudosos pais Antônio e Ângela, aos meus irmãos Marly Aurélia (in memoriam), Antônio Júnior o Pike" e a Maria Cecília, "sorella mia". Com muito afeto e eterna benquerência , dedico também aos meus filhos amados Marcos Vinícius / Cristina e Marcelo / Silvana.

Uma dedicação toda especial é feita a minha fiel amada e abnegada esposa Vânia, uma verdadeira companheira de jornada.

LELO CABIANCA ( Edição de 2007 )


“Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nosso irmão que acabau de deixar a Terra!

Que a tua luz brilhe para ele! Que os bons Espíritos o cerquem de paz e de esperança”.

Aos familiares, os sinceros sentimentos.


O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

Profª Rogéria Teles






_________________________________________

Jornal O Movimento

Cidade  26/10/2011 - Nossas sinceras homenagens a Lelo Cabianca

Euze Denófrio
euze@omovimento.com.br

Faleceu na última segunda-feira (24), aos 72 anos, o jornalista, fotógrafo e mestre culinário pirassununguense Antonio Jacob Cabianca.


Lelo Cabiana, como era carinhosamente conhecido na cidade, deixa irmãos, a senhora Vânia Isolda Sgambatti Cabianca, sua “eterna namorada’, os filhos Marcelo e Marcos Vinicius, noras, além da neta Ana Clara.

Entre outros muitos feitos, atuou profissionalmente como alto procurador e assessor de diretoria de um banco estrangeiro e como gerente bancário na cidade de Piracicaba. Presidiu por duas vezes o Lions Clube de Piracicaba.


Foi assessor de imprensa do governador. Vinha publicando há muitos anos a coluna “Memória” em O Movimento, com fotos antigas e textos rememorando fatos e pessoas da cidade.

Assinou a coluna “Aconteceu”, que é, sem dúvida, uma recapitulação da história curimbatá. Protagonizou várias mostras fotográficas no recinto da Fepasa, com destaque para a Mostra Fotográfica Secular de Pirassununga, Mostra Fotográfica “Terra de meus amores” e 500 Anos do Brasil – de Cabral à Informática.

Com o apoio do jornalista Rocha Netto, montou com a Secretaria de Cultura mais duas mostras: Brasil em todas as Copas e Cinema, a Sétima Arte. O jornalista nunca escondeu o orgulho de ter nascido na Rua Duque de Caxias. Ele morou em São Paulo, por dez anos, e em Piracicaba, por 30, onde criou e educou seus filhos ao lado da esposa. Em 1988, voltou à ‘terra de meus amores’ e por aqui ficou.


Em 19 de agosto de 2006, Lelo Cabianca foi o entrevistado da coluna Perfil n’O Movimento. Ao ser perguntado sobre viver em Pirassununga, ele respondeu. “Viver em Pirassununga é como viver em Pasárgada, como dizia o inspirado e grande poeta Manuel Bandeira: Vou-me embora para Pasárgada. Lá sou amigo do rei”. Em nome de toda a equipe do Jornal O Movimento e Gráfica Stillo, nossos mais sinceros sentimentos à família deste exemplo de pirassununguense que adorava ler, cozinhar, fazer palavras cruzadas e principalmente buscar novos conhecimentos.


_______________________________

Livro de Lelo Cabianca: Memória da terra curimbatá

Estive com muita alegria quando do lançamento do livro do meu amigo Lelo Cabianca, em 2007, cerimonia esta acontecida nas dependencias do Supermercado Covabra (Loja Carlos Gomes), aqui na cidade de Pirassununga.
O livro teve o apoio cultural da REDE COVABRA, e foi impresso pela Editora Pirassununga (fone 19 3561-4066.

Obs.: A receita total pela venda desta obra, será revertida à Entidades de Pirassununga que abrigam órfãos e idosos. (página 116).

Este era um pouco do Lelo, para quem não teve a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.


Lelo Cabianca (in memorian), quando prestigiou o lançamento do meu livro sobre a família Tückmantel.


Francisco Bertazi - Acervo pessoal












Churrasco no Clube Atlético Pirassununguense





Francisco Bertazi em pé de chapéu, o do fundo é o Jairo Felício ou agachado será o finado Herminio Januzzi?




Segundo o dono do acervo destas fotos, Francisco Bertazi, que forneceu para publicação, este churrasco, fazia parte dos bailes que eram realizados no Clube Atlético Pirassunununguese, acredito no campo, ao lado da Santa Casa, e o detalhe era os tipos de espeto, grande, comprido, em detrimento aos de hoje que são pequenos. Um detalhe, o Bertazi sempre atuou como comerciante de carnes, possuindo na cidade de Pirassununga um açougue, hoje toca um Bar na Vila Pinheiro, muito frequentado pela família Pirassununguense.

domingo, 12 de maio de 2013 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Fazenda da Barra - (Academia da Força Aérea)


A foto acima enviada pelo amigo VALDIR DONIZETE, faz a gente voltar ao ano de 1960, esta tirada na antiga Fazenda da Barra na Academia da Força Aérea de Pirassununga, onde estava sendo conduzindo por um caminhão, os alunos que residiam naquele local, acredito com destino a Escola situada defronte ao Rio Mogi Guaçu, em Cachoeira de Emas, que leva o nome de “Eloi Chaves”.

Observa-se ao fundo, a Padaria, Matadouro e a Serraria, na foto a primeira menina da cabine do caminhão, é a Irmã do Valdir, a Vera, na época com 08 anos de idade.

Obrigado amigo pelas informações.