sábado, 24 de setembro de 2011 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

APLACE - Academia Pirassununguense de Arte, Ciências e Educação





"A Imigração Alemã"

Realizou-se hoje, dia 24 de setembro de 2011,  nas dependências da APLACE - Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciência e Educação, localizada na Rua 7 de setembro, 471 - cj  11 - pavimento superior, em Pirassununga, em sua reunião plenária bimestral, palestra proferida pelo Prof. Augusto Guelli Neto, sobre o tema 'A IMIGRAÇÃO ALEMÃ". O Palestrante é autor do livro HEIMAT Uma viagem sem volta.


Família do Prof Augusto Guelli Neto, prestigiando o evento

Foto inclusa na matéria do Jornal O Movimento de Pirassununga



Professor Augusto Guelli Neto

No sábado, 24, realizou-se na Academia Pirassununguense  de Letras, Artes, Ciência e Educação – APLACE – após a reunião plenária bimestral, a palestra “A Imigração Alemã”, proferida pelo Prof.  Augusto Guelli  Netto.

O palestrante discorreu com muita propriedade, maestria e simpatia que lhe são inerentes, sobre a imigração alemã em solo brasileiro, notadamente no sul e Estado de São Paulo, entre outros.

Foi longe o professor na sua dissertação, abrangendo desde o primeiro Reich até os dias de hoje.

Muito aplaudido, de uma verdadeira aula de História, incluindo a militar, Sociologia e Economia, com embasamento no tema principal.

Falou ainda que os alemães, que em Pirassununga, são muitos com descendência numa gama expressiva de sobrenomes, diferentes dos italianos, por exemplo, que imigraram já no tempo da navegação a vapor, vieram para o Brasil em navios à vela, ou seja, ao sabor dos  ventos.

Preconizou ainda os motivos que levam às ondas imigratórias como guerras, conquista de territórios, fome, epidemias etc..

Enfim, foi uma manhã, alegre e cultural que vai deixar saudades!

Texto extraído do Jornal O Movimento Segundo Caderno – B3 – sábado  1 de outubro de 2011.

1 comentários:

Blog do Breno disse...

Gostaria de comprar o Livro de Augusto Guelli Netto- Heimat Uma viagem sem volta, mas até o momento não consegui localiza-lo. Teria como me informar Editora, ano de publicação ou contato com o autor?
Agradeço antecipadamente a atenção,

Maria Lucia Trautwein