Pirassununga, 19/10/2016
Pirassununga perde um grande estadista e um dos seus mais ilustres personagens: Nicola Di Gregório faleceu ontem (18) aos 88 anos.
Ele nasceu em Alexandria no Egito. Filho de Núnzio, ex comerciante, importador e exportador e de Ângela Toscano Di Gregório, era o quinto de uma família de seis filhos.
Em 1940, a guerra o bloqueou durante seis anos na Itália, onde fora a passeio. Regressou ao Egito em 1946, onde, já formado em Química, trabalhou como técnico em várias grandes indústrias têxteis.
Falava árabe, francês, italiano, português, estudou latim, tinha cultura humanística e foi colaborador e membro da redação do jornal italiano independente “Cronaca", de Alexandria e correspondente literário no Egito dos jornais de São Francisco, Califórnia, “L’Itália” e “La Você”.
Fugindo da crise do Canal de Suez, em 1957, veio para o Brasil com esposa e filhos.
Nicola Di Gregório residia com sua família em Pirassununga desde o ano de 1957. Viúvo de Alda Pisani Di Gregório, deixa os filhos Núnzio e Arnaldo, nora, netos e bisnetos.
Durante muitos anos esteve à frente da primeira indústria da história do município, a Fiação e Tecelagem Pirassununga.
Como Agente Consular da Itália, trabalhou incansavelmente em prol dos italianos e seus descendentes aqui radicados. Como admirável anfitrião, recebeu, em diversas oportunidade, a vinda de cônsules da Itália em nosso município.
Di Gregório ocupava a Cadeira 33 da APLACE - Academia Pirassununguense de Letras, Artes, Ciências e Educação, cujo patrono é Mario D’ Elia. Por alguns anos assumiu a presidência da entidade.
Destacava-se, também, pela sua brilhante oratória e larga experiência de vida, que fazia questão de compartilhar com os amigos.
Foi um dos maiores incentivadores da criação da Festa Italiana em Pirassununga, que pudesse reunir, anualmente, a comunidade italiana para celebrar suas tradições.
Em 2009, durante a realização do Fest’Itália - Festival da Cultura Italiana de Pirassununga - Nicola Di Gregório foi uma das personalidades homenageadas pelo Poder Executivo em reconhecimento à sua tão rica contribuição a Pirassununga, desde que aqui chegou.
O corpo de Nicola Di Gregório está sendo velado na sala 2 do Velório Municipal. O sepultamento ocorrerá hoje (19), às 16h, no Cemitério Municipal de Pirassununga.
fonte: https://www.facebook.com/roberto.bragagnollo?hc_ref=NEWSFEED&fref=nf
0 comentários:
Postar um comentário