sábado, 17 de agosto de 2013 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

DITO MICUIM 




DITO MICUIM 

Benedicto Francisco de Oliveira sempre foi e sempre será lembrado como referência da cultura pirassununguense. Dito Micuim era uma daquelas pessoas que não deveria morrer nunca. Encantava a todos com sua arte e simplicidade. 

Era um grande mestre, em todos os sentidos. Nasceu em Santa Cruz da Conceição e, logo depois, veio morar em Pirassununga. Desde criança, demonstrava suas habilidades em desenho e pintura. 

Foi um artista completo. Apaixonado pela arte de representar, participou de grupos teatrais estudantis e de diversos grupos locais. Foi ator, pintor, escritor, ilustrador, roteirista, cenógrafo... Nas artes plásticas, participou com destaque de exposições que marcaram época em Pirassununga: a Mostra de Artes da Nossa Caixa e a ExpoArte, ambas nos anos de 1970. 

Dito Micuim escreveu e ilustrou inúmeras histórias em quadrinhos, criando seus próprios personagens. Produziu e dirigiu filmes. Carnavalesco, era sempre muito disputado pelas nossas escolas de samba. Foi um dos fundadores e figura de destaque da Escola de Samba Tira-Teima, mas também colaborou com todas as agremiações da cidade.

Entrou para o quadro de funcionários da Prefeitura nos anos de 1970, atuando como pintor de comunicação visual. Nesse período participou e contribuiu artisticamente em todos os eventos promovidos pela municipalidade. 

O título de “Cidadão Pirassununguense” veio no ano de 1996. No ano seguinte, participou da criação da MAIP - Mostra de Arte Infantil de Pirassununga “Prof. Luiz Gonzaga Neves Melo”. Exerceu por longos anos suas atividades no antigo barracão da FEPASA. 

A aposentadoria chegou em 1.999. Era casado com Therezinha Alves de Oliveira e dessa união nasceram os filhos Norma Suely, José Tadeu, Ana Maria, Silvana e Heloísa.

Benedicto Francisco de Oliveira faleceu no dia 12 de março de 2.001. Deixou uma imensa saudade em todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar seu convívio e de beber de sua preciosa fonte. Deixou uma lacuna até hoje sentida no meio artístico-cultural local. 


MERECIDAS HOMENAGENS
Em agosto de 2006, por meio da Lei Municipal n.º 3.484, a Câmara de Vereadores instituiu a Semana Municipal de Artes Plásticas “Benedicto Francisco de Oliveira”. 

Sua primeira edição ocorreu no dia 1º de agosto de 2007. Além de abrir oficialmente as comemorações do 184º aniversário de Pirassununga, o evento inaugurou o “Armazém Cultural Dito Micuim”, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila, no mesmo barracão onde por muitos anos Dito trabalhou. 

Benedicto Francisco de Oliveira sempre foi e sempre será lembrado como referência da cultura pirassununguense. Saudades... 

Roberto Bragagnollo

crédito:
texto e foto de autoria de Roberto Bragagnollo (ex secretário da Secretário Municipal de Cultura de Pirassununga) e autorizado a sua publicação.


0 comentários: