quinta-feira, 29 de agosto de 2013 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Relógio do Sol - Praça Central


Obra de Felix Peyrallo Carbajal (in memoriam)
Relógio do Sol



foto do facebook: https://www.facebook.com/felix.carbajal2011













Depoimento 1)
Segundo Roberto Bragagnollo que escreveu para Paulo H. Tuckmantel Dias , o seguinte:

Nosso relógio de sol foi projetado e construído por Felix Carvajal durante a segunda gestão do prefeito Fausto Victorelli/Budigô.

Tive o privilégio de conhecê-lo. 

Naquela época, eu trabalhava no INCRA - Unidade Municipal de Cadastramento -, instalada no Páteo Municipal.

Ali, acompanhei o trabalho de Seo Felix Carbajal.

Ele fez uma maquete e a apresentou ao prefeito Fausto que logo se encantou com a idéia.

Cuidou de todos os cálculos e a posição correta para afixá-lo no local onde está hoje, tendo em vista o movimento do Sol.

Um detalhe: ele fez uma espécie de régua para ser afixada no alto da
plataforma cinza (bem no meio do mostrador), para adequar a medição das
horas durante o horário de verão.

Para homenagear Pirassununga, no alto do relógio ele estilizou um peixe. Fez questão de saber a fundo a história de Pirassununga.

Por diversas vezes falou com o professor Manoel Pereira de Godoy.

Os funcionários Gervásio Rosolém, o Pinheiro “mestre das ferragens” e o marceneiro Firmino muito colaboraram para a sua construção.

Carbajal montou relógios de sol em várias cidades e países.

Enquanto aqui esteve, a Prefeitura o ajudou na estadia.

Segundo informações, não teria cobrado qualquer quantia para deixar sua obra em Pirassununga.


Depoimento 2)
Eu estava no colegial quando um senhor de cabelos brancos, ( acompanhado do direto), r entrou em nossa sala e foi apresentado como sendo o autor do projeto do relógio de sol que iria ser construído na praça central ele também dava aulas ou falava esperanto, me chamou a atenção o alfinete de gravata que ele usava uma pérola bem no meio do nó da gravata, ele expôs na lousa como ia ser o relógio e tb as representações dos signos do zodíaco que iriam compor o relógio e o motivo pelo qual iria ser construído naquele exato lugar, Jaqueline/Pirassununga.

depoimento 3)
Pode sim e pode ainda acrescentar que esse senhor era extremamente educado, encantador, sabia cativar, tinha o dom da palavra, encantava os ouvidos fazia a plateia (um bando de colegiais) ficar prestando atenção, parece que ele conseguia impor sua presença sem fazer qualquer esforço, contou como funcionavam os relógios solares, explicou como se media o tempo a noite através de jarros de água que iam vazando lentamente....me recordo como se fosse hoje....merece todo nosso respeito e consideração, sempre que vou a praça olho esse relógio e me recordo desse senhor que respondeu nossas perguntas com tanto carinho, que Deus o tenha. Jaqueline/Pirassununga.

Depoimento 4)
Tive o privilégio de conhecer e assistir uma palestra do Prof. Felix, bem como conviver com ele algumas horas em uma lanchonete na cidade de Apiaí -SP. Isso ocorreu no Colégio comercial de Apiaí, ano de 1969.

Na palestra, fez demostrações da equação matemática que a NASA utilizava para que atingisse a Lua, Falou da necessidade de produzir e exportar mais, comentou sua experiência com prof. no exterior, falava vários idiomas e seu modo de viver e vestir era simples demais.

Quando eu o questionei "Com toda essa sabedoria por vive perambulando? Este respondeu;-O ser humano não pode ter raízes e sim viver como os pássaros".

Não se prendia ao dinheiro viajava a pé, de carona, evitava compromissos formais e por onde passava deixava sua Obra Genial "Relógio do Sol".

Ha pouco tempo eu o vi construindo o relógio do sol na cidade de Pirassununga.
Descanse em paz Mestre. Helsio Rosolen 28/08/2013, Pirassununga-SP.


0 comentários: