quinta-feira, 8 de setembro de 2016 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Arnaldo Landgraf, médico



Foto fonte: http://www.reporternaressi.com.br/noticia.php?noticia=13131


Cinquenta e nove anos atrás, quando cheguei em Pirassununga, acompanhado pela minha saudosa esposa e pelos filhos muito pequenos, precisando consultar um bom médico, o sempre lembrado Patriarca Nicola Canônico, recomendou-me um de sua confiança.
No dia seguinte, apresentou-se em minha casa um jovem descendente de nobre estirpe germânica, mas brasileiro de suas várias gerações. Distinto no vestir, aristocrático no trato e no falar, carregava uma maleta cheia de instrumentos necessários para auxiliá-lo em sua magnífica profissão de médico.
Depois das apresentações e as perguntas de “praxe”, alternando-se nos seus rituais profissionais e, sorrindo, conseguiu elegantemente afastar a curiosidade do menor dos meus dois filhos, que, surpreendido pela sua presença, o encarava timidamente.
O médico aproximou-se a ele e, com muita meiguice perguntou-lhe o nome:
- ARNALDO, respondeu o menino e resmungando palavras italianas abrigou-se em meu colo.
O médico perguntou-me:
Em que lugar da Itália nasceu o menino?
- Doutor, respondi, eu, minha esposa inglesa e meus filhos, pela Lei Italiana, embora nascemos no Egito, somos italianos da cidade de Catania, na Sicília.
“Maravilha, responde ele rindo, então agora Pirassununga conta com uma família italofaraonica”.
Ficamos encantados pela nobreza de caráter deste jovem médico que, aos poucos, tornou-se um grande e sincero amigo.
Seu nome, sua serenidade e competência profissional, foram reconhecidas e apreciadas pelas camadas sociais da cidade. Seu trabalho logo transformou-se em sacerdócio. Centenas e centenas de nascimentos de crianças foram realizadas por ele. Milhares de doentes, clinicamente atendidos e outros, deitados nas brancas camas dos hospitais, foram sempre atendidos e, com operações e remédios, receberam também conforto e as luzes de suas forças espirituais e profissionais. Sua presença social foi sempre desejada e aplaudida por grandes e pequenos, por ricos e pobres, recebendo, de volta, excelente e considerado respeito a Ele e a todos seus distintos familiares.
O prestigioso LIONS CLUBE, que congrega um belo grupo de pessoas de nossa cidade, assim como uma outra grande FAMÍLIA associativa universal, o consideraram, pela suas filantrópicas operosidade, um sócio predileto e generoso.
Num momento de sua vida, ele que sempre foi prudente em suas muitas decisões, não resistindo aos apelos de amigos e as tentações dos eflúvios da política, entrou nela brilhantemente, mas logo saiu com dignidade e respeito da nova experiência, porém deixando-lhe os vestígios preciosos de sua honorabilidade e honesta coerência filosófica e social.
Confiando na generosidade da terra, tornou-se um abnegado e eficiente produtor rural, dando e garantindo o emprego tranquilo e seguro a várias famílias de honestos agricultores.
Promoveu, sempre com sucesso, inúmeras iniciativas sociais.
Brasileiro, profundamente apaixonado pela sua Pátria, ingressou na SAFAN (Sociedade Amigos do Forte Anhanguera) e colaborou ativamente para a consolidação das relações fraternais que devem sempre existir entre os civis e todas as FORÇAS ARMADAS da nossa terra.
Convidado, ingressou na APLACE (ACADEMIA PIRASSUNUNGUENSE DE LETRAS, ARTES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO).
Culturalmente muito bem preparado, em várias conferências, suas luzes iluminaram a mente de muitos interessados ouvintes.
Infelizmente, num mau dia, o destino cruel o traiu e adoeceu.
Confortado pelo amor e a dedicação cristã da esposa e familiares e da fiel amizade dos muitos amigos que o queriam bem, atravessou com dignidade o pior período de sua preciosa vida, que infelizmente culminou em sua morte.
Quando foi visitado pela última vez, encontrava-se no meio da sala iluminada pelas grandes velas e, como testemunha, o grande crucifixo pendurado no alto da parede.
Ele, intrépido beneficente humanitário da humanidade, estava dormindo serenamente como um Santo no esquife, inteiramente coberto das brancas pétalas e rodeado pela esposa e filhos em resignado pranto.
Muitos dos amigos alí presente, não resistindo a triste e dolorosa emoção, estrangulavam os soluços nos lenços molhados de lágrimas amargas.
Tudo parecia moldado pelo lúgubre destino de uma maravilhosa criatura humana que deixava para sempre este mundo.
No ar, reinava um véu de absoluta e inconsolável tristeza. As boas e oportunas palavras pronunciadas pelo Confrade Moacyr Fonseca Junior, ecoavam em minha mente como se fossem o tintinar dos sinos no ADEUS.
Depois da Missa noturna e a Benção de Deus, um automóvel preto, saudado pelo estrondoso bate-palma dos muitos presentes, levava o grande filho de Pirassununga, o DR ARNALDO LANDGRAF para seu destino final: o PARAÍSO DOS JUSTOS E PERFEITOS.
APLACE - 25/08/2016
Texto: Por Nicola Di Gregório – Membro da APLACE - Cad.33


Pirassununga, 26 de agosto de 2016 – Faleceu nesta quinta-feira (25), aos 85 anos o médico pirassununguense Dr. Arnaldo Landgraf. O velório acontece na Sala VIP da Funerária Lébeis desde as 7 horas desta sexta-feira (25). Às 18 horas o corpo será transladado para o Crematório Ecológico de Ribeirão Preto.
Dr. Arnaldo era casado com a senhora Maria de Lourdes Beluci Landgraf e deixa os filhos Fábia, Raquel e Arnaldo Junior, além de genros, nora, netos e demais parentes. Ele residia na rua Duque de Caxias, Centro.
O médico era um dos mais conhecidos e tradicionais de Pirassununga e atuava como clínico geral e cirurgião. Também atuou na política local como vereador.
Confita texto de Roberto Bragagnollo:
A cidade perdeu hoje (25) outra de suas celebridades. Uma criatura que esteve presente na história de vida de inúmeras famílias, que dele se socorreram nas horas mais alegres e nos momentos mais difíceis.
Atencioso e carinhoso, sorriso aberto e franco, Dr. Arnaldo conquistou a confiança da população que o idolatrava. Essa é a melhor expressão e a mais pura verdade: a população o idolatrava.

Clínico geral e cirurgião, foi o médico da família de milhares de pirassununguenses. Uma de suas características marcantes: após as consultas, preocupava-se em saber das condições de seus pacientes no decorrer dos tratamentos que prescrevia.

Uma história que poucos conhecem. Dr. Arnaldo atuou por vários anos no Círculo Operário, que atendia os seus associados no prédio da avenida Prudente de Moraes, hoje sede da DVI Radiologia e Tomografia Odontológica, em frente ao Supermercados Covabra.

Ali, no exercício de sua profissão, conheceu a jovem funcionária, Maria de Lourdes Belucci, com quem viria a se casar e constituir família. Dessa união nasceram os filhos Fábia, Raquel, Katia e Arnaldo Júnior.
Em seu consultório, na rua Bom Jesus e depois na Duque de Caxias, todos eram muito bem recebidos pela atendente Ermelinda Melo Tavelini, a Dona Linda. Super atenciosa, era tudo o que os pacientes mais precisavam.

Cabia à ela fazer a pré-consulta. Quem por lá passou jamais se esquecerá daquele acolhimento inigualável. Fazia parte do tratamento.

Também preocupado com os rumos da política local, especialmente na área da Saúde, em meados dos anos de 1990 elegeu-se vereador - com expressiva votação - com o intuito de colaborar ainda mais com a população pirassununguense. Entretanto, vitima do fisiologismo, saiu decepcionado por não ter podido fazer o que imaginava em prol da Pirassununga que tanto amava.

Carismático, sempre transmitiu muito amor à vida. Sua credibilidade junto à população era algo extraordinário. Exemplo de energia e disposição deixa um legado de sabedoria e ética profissional.
No silêncio de suas ações ajudou incontáveis famílias, sem cobrar um tostão sequer pelos seus excelentes préstimos. Médico como ele foi não mais existe. Seu perfil de profissional está em falta no mercado.

Inteligente e íntegro, muito ainda precisaria aqui ser dito sobre Dr. Arnaldo, por tudo que representou para a comunidade pirassununguense. Toda família tem uma história, uma passagem ou algum momento no qual nosso médico e amigo teve papel preponderante.

Dr. Arnaldo Landgraf faleceu nesta quinta-feira (25), aos 85 anos, na Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga, onde viveu grande parte de sua vida e trouxe muitos pirassununguenses ao mundo.
Pirassununga perdeu um grande homem.
Dr. Arnaldo Landgraf cumpriu com louvor sua missão!
À esposa, aos filhos, genros, nora, netos e demais parentes, os nossos mais profundos sentimentos.
Descanse em Paz, Dr. Arnaldo!


1 comentários:

Unknown disse...

sim era um excelente médico humano atendia os pobres e ricos com a mesma igualdade mesmo q a pessoa não pudesse pagar q DEUS o tenha no seu REINO AMEM