terça-feira, 6 de setembro de 2016 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

CAMPUS DE PIRASSUNUNGA DA USP – MEMÓRIA E HISTÓRIA




FONTE:http://www.plataformaverri.com.br/index.php?bib=1&local=book&letter=P&idCity=79&idCategory=7&idBook=1323

CAMPUS DE PIRASSUNUNGA DA USP – MEMÓRIA E HISTÓRIA
de TELES , Teresa Cristina
Ano: 2005
Nº de Páginas: 216 pp.
Editora: Edusp: S.Paulo
O livro traça a história do campus de Pirassununga da USP, relacionando-a ao processo histórico da cidade e do Estado de São Paulo. Se o campus existe como tal apenas desde 1989, suas origens remontam ao decênio de 1940, quando Fernando Costa, interventor do Estado, criou as Escolas Práticas de Agricultura paulistas. Esse espaço, além de ter servido ao ensino rural sob diversos nomes e organizações, foi também utilizado como campo de concentração para prisioneiros alemães, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ele abriga os cursos de Zootecnia e de Engenharia de Alimentos da FZEA e as aulas práticas do curso de Veterinária da FMVZ, sediado na capital. As autoras valem-se de consistente documentação, fotografias e depoimentos de personagens envolvidos na construção e no desenvolvimento do campus, enriquecendo o estudo histórico com a apresentação de um relato da experiência de formação de um importante espaço de ensino e pesquisa.

Autoras: Teresa Cristina Teles é graduada em História pela Universidade de São Paulo (2002). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração contemporânea, refugiados político, intolerância.
Zilda Márcia Gricoli Iokoi, professora da disciplina de América Latina Contemporânea na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP. Pertence à direção da Associação dos Docentes da USP (Adusp) e a Associação dos Professores Universitários de História. 

0 comentários: