quarta-feira, 2 de novembro de 2011 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Sete Cruzes em Cachoeira de Emas

Neste  local, dizem que até pouco tempo, existia 7 cruzes, e o motivo da colocação delas, foi motivado, segundo varias pessoas consultadas, que no final do século 19, uma família de Italianos, que vieram para trabalharem no Brasil, em nossa região, passado um certo tempo, e com uma grande quantidade de dinheiro, resolveram retornar a sua pátria. Mas o destino foi cruel com a mesma, bandidos sabendo de sua partida e da grande quantidade em dinheiro, prepararam uma emboscada a todos, roubando e assassinando a todos os membros da mesma.

Quem colocou as sete cruzes, ninguem sabe informar, mas por um bom tempo, virou um local de perigrinação, onde muitos fiéis, iguais que fazem nas santas cruzinhas, oravam e depositavam seus santos quebrados, o que ainda se observa no que restou da mesma.

Tem ainda uma parte da alvenaria, consegui localizar graças a uma equipe de ciclistas de Santa Cruz das Palmeiras, me levando até o local, pois já tinha passado por ela e não observado o local.

Talvez, a degradação do local, deu-se em função da construção da nova ponte da cachoeira de emas, pois obras foram necessárias naquele local.

Você que leu esta postagem e queira colaborar com a mesma, envia-me, a memória de Pirassununga, sera grata.











7 comentários:

Anônimo disse...

Bom na verdade eu vou contar algo que talvez alguns saibam, eu estava procurando esse relato sobre as setes cruzes pois estou realizando uma pesquisa para escrever uma história sobre o bairro do arraial onde morrei por vários anos e é interessante esse fato das cruzes porque meu pai quando chegou ao bairro do arraial trabalhava no sítio onde está localizada uma granja hoje pertencente ao de carli na época o sitio era de outro dono e essas cruzes ficavam quase um quilometro acima de onde estão, o que ocorreu foi que elas atrapalhavam o trabalho no cultivo como a pulverização da lavoura segundo o que meu pai conta e o dono da propriedade na ápoca mandou que meu pai levasse as cruzes na beira da rodovia e foi o que aconteceu, meu pai e um dos donos do sitio colocaram as cruzes na rodovia e ninguém se deu conta que havia mudado o local delas.Hoje meu pai ainda vive e conta do mesmo jeito. duvidas meu e-mail é frerimil@yahoo.com.br

Wanslay Marcel Cavalcante disse...

Passei ontem por ali, 04/04/2021.
As Cruzes continuam á beira da rodovia, são cruzes de metal tubular, tem sete.
Tem uma placa contando o ocorrido, e que as Cruzes seriam removidas para passar a Rodovia, mas o Prefeito da época conseguiu mudar o trajeto, pois ele sempre ia rezar ali e com isso apagaria a historia.
Familia de 7 pessoas incluindo um bebe foram degolados por golpes de foices.

Anônimo disse...

Alguém sabe quando ocorreu o crime.. a data ??

Anônimo disse...

Quem souber a data do ocorrido, por favor, me avise. Zé Luiz. zemeucci@gmail.com

Anônimo disse...

nao sabia dessa triste história mas vi no Tik Tok q tem mas de cem anos

Anônimo disse...

Alguem sabe os nomes das vítimas?

Anônimo disse...

Acho tão errado, retirar algo que foi colocado em devido lugar e chegar alguém e retirar apagando a localização do ocorrido.