sábado, 22 de outubro de 2011 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

AFA - Academia da Força Aérea - Pirassununga


Academia da Força Aérea completa 40 anos em Pirassununga - 21 - 10 -2011


A Academia da Força Aérea de Pirassununga completa 40 anos de instalação no município. A história da Academia da Força Aérea está intimamente ligada à história da Força Aérea Brasileira. Falar da Academia, sem falar da história da FAB, seria deixar uma lacuna impreenchível no passado da formação dos oficiais da Aeronáutica.
Nesta sexta-feira (21), uma cerimônia especial foi realizada na AFA, onde foi comemorado o Dia do Aviador e também celebrado os 40 anos da instituição no município. Militares foram condecorados e o prefeito municipal Ademir Alves Lindo recebeu uma homenagem em nome do município, que acolheu a academia há 40 anos do comandante da AFA, Brigadeiro do Ar, Carlos Augusto Amaral Oliveira.
História
Por meio do aviso nº 16, de 23 de janeiro de 1942, foi designada uma comissão de oficiais aviadores, com a finalidade de escolher um novo local, isento das limitações do Campo dos Afonsos, para a construção da nova Escola de Aeronáutica. Entre os lugares cogitados, foi selecionado o interior do Estado de São Paulo, destacando-se as cidades de Campinas, Pirassununga, Rio Claro e Ribeirão Preto.
A escolha de Pirassununga decorreu das excepcionais características topográficas da área oferecida (o local denominava-se Campo Alto, a leste da cidade).
O ano de 1968 foi coroado com a chegada das aeronaves a jato T-37C, que marcariam o início de uma nova era. No dia 9 de setembro, foi realizado o primeiro vôo de instrução de cadetes naquela aeronave. Em 10 de julho de 1969, a Escola de Aeronáutica passou a denominar-se Academia da Força Aérea, e, em decorrência, o Destacamento passou a denominar-se Destacamento Precursor da Academia da Força Aérea.
No ano de 1971, a Academia da Força Aérea foi transferida, definitivamente, do Campo dos Afonsos para Pirassununga, sendo o seu primeiro Comandante o Brigadeiro do Ar Geraldo Labarthe Lebre. Nessa época, o Corpo de Cadetes da Aeronáutica já havia sido removido da Divisão de Apoio, onde hoje é o alojamento das Praças, para o prédio do 4º Esquadrão de Cadetes, onde ficavam os cadetes do último ano.
As instalações da AFA foram construídas de acordo com um projeto (plano diretor), o qual pode ser modificado conforme com eventuais necessidades, desde que aprovado por autoridades competentes.
A Academia dispõe de uma área construída de 215.246m², sendo 141.800m² de área administrativa e 73.246m² de área residencial. Para seu funcionamento, a AFA possui uma Estação de Tratamento de Água com uma rede hidráulica medindo, aproximadamente, 15km e mantendo uma capacidade/dia de 6.000.000 litros, utilizando as águas do Rio Mogi Guaçu; possui, no sistema de energia elétrica, 41km de redes aéreas e subterrâneas de tensão, além de uma rede viária de 50 km e uma rede telefônica com cerca de 23 km.
Informações: www.afa.aer.mil.br/



fonte: http://www.difusorapirassununga.com.br/noticia/2662/Academia-da-Forca-Aerea-completa-40-anos-em-Pirassununga.html


______________________________________


 ESQUADRILHA DA FUMAÇA COMPLETA 59 ANOS

14 DE MAIO DE 2.011

Em 14 de maio de 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizava sua primeira exibição oficial na antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. No último sábado (14), o EDA comemorou seus 59 anos de atividades com apresentação na sede da Academia da Força Aérea, em Pirassununga.
Em 1952 acontecia o início da saga de pilotos e mecânicos que, com a energia apaixonada daqueles que entregam corações e mentes à realização de um ideal, empolgam multidões, deixando, no dissipar da fumaça de seus aviões, a imagem de uma Força Aérea formada por profissionais altamente motivados, eficientes e, ao mesmo tempo, humanos e capazes de conduzir suas máquinas de guerra com maestria e segurança.
Atualmente sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, o Esquadrão tem atingido uma média de 100 demonstrações anuais, das quais diversas alcançam populações dos mais distantes pontos do território nacional e até do exterior.
Desde a década de 50 até os dias atuais, diversas foram as transformações que esta, mundialmente reconhecida, Unidade da Força Aérea Brasileira sofreu. Da mudança de cidade à escolha de novos vetores que estivessem em consonância com a evolução da aviação, a Esquadrilha tem, hoje, muitos motivos para comemorar.
A Esquadrilha da Fumaça é formada por 13 pilotos, que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração. Toda apresentação conta com sete aeronaves. Quando não há aeronave de apoio, ou seja, em circuitos breves, a equipe se desloca normalmente com 16 militares, sendo 8 pilotos (Oficiais) e 8 mecânicos (Suboficiais e Sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, juntamente com um auxiliar (mecânico).
A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça tem duração de 35 minutos, na qual são exibidas aproximadamente 22 sequências de manobras (equipe) com 55 acrobacias (individuais)





_____________________________________








Academia da Força Aérea

Transferida do Rio de Janeiro para Pirassununga em meados de 1971 e também conhecida como "Ninho das águias", é um estabelecimento de ensino de nível superior, nos quadros de aviadores, intendentes e de infantaria, que integra o sistema de formação e aperfeiçoamento do Ministério da Aeronáutica. Desde 1996 conta em seu efetivo com cadetes do sexo feminino, no curso de Intendência. Além da formação profissional militar, oferece atividades extracurriculares sob a forma de associações e clubes: vôo-a-vela, de línguas inglesa e espanhola, de estudo da história militar, de informática, de aeromodelismo e os centros de tradições mineiras, gaúchas e nordestinas.


Fonte: http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/afa.htm

Fonte: http://www.info.planalto.gov.br/exec/inf_fotografiagrande.cfm?foto=30082006P00021


Fonte: http://img.mundi.com.br/images/Pirassununga-photo475823-5.jpg


Fonte: http://www.andradas.com.br/images/noticias/2006/FAB/gra.jpg


Fonte: http://farm3.static.flickr.com/2347/2506135933_bc5218d6b7.jpg



Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3589/3665437293_68ebe57060.jpg?v=0


Fonte: http://media.photobucket.com/image/pirassununga+/nil_050/ViagemparteII041.jpg#!oZZ9QQcurrentZZhttp%3A%2F%2Fmedia.photobucket.com%2Fimage%2Fpirassununga%2Feps1977%2F0031.jpg%3Fo%3D9


Fonte: http://media.photobucket.com/image/pirassununga/ulilopes/Pirassununga_017.jpg?o=13#!oZZ18QQcurrentZZhttp%3A%2F%2Fmedia.photobucket.com%2Fimage%2Fpirassununga%2Fulilopes%2FPirassununga_027.jpg%3Fo%3D18





0 comentários: