segunda-feira, 10 de outubro de 2011 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Capela Rural São Domingos


Esta capela totalmente abandonada, esta localizada na Fazenda São Domingos, onde segundo informações existia uma colonia de trabalhadores junto a mesma. Com a compra da fazenda por parte das Industria Müller  de Bebidas (Caninha 51), ficou somente preservada o prédio, e atendendo ao pedido do seu antigo dono e fundador da empresa Sr. Ezio Muller, popularmente conhecido e já falecido.
Esta fazenda fica na recente estrada vicinal do mesmo nome da Igreja, hoje asfaltada, e com destino a cidade de Descalvado, indo de Pirassununga para Descalvado do lado esquerdo, numa descida e adiante da figueira Nossa Senhora Aparecida.


Obtive a informação hoje, dia 10/10/2011, que família da nossa vizinha cidade de Descalvado e próximo a esta Capela, há muito tempo morando em Pirassununga, ia de Descalvado até esta capela, de charrete, nos domingos, para passar o dia, assistindo jogo e conversar com as famílias que moravam ao redor da  mesma, uma colonia de moradores.
Já de outro conhecido, natural de Porto Ferreira, e constituiu sua família em Pirassununga, contou para mim, que a lagoa próxima a capela, (ainda existe), houve uma morte de um adolescente por afogamento, após seu almoço.

Tentei localizar um armazem ou venda, como se chamava  antigamente, e o mesmo pertencia a família Morselli, ficando próxima a esta capela, subindo em direção a atual figueira reformada, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, só resta hoje, plantação de cana de açúcar, infelizmente, agora quem tiver alguma imagem ou história para contar, ajude a resgatar este pedaço de Pirassununga.









8 comentários:

agnaldo vivaldini de oliveira disse...

sou o atual proprietario da são domingos ,quando adquiri a propriedade em 2000 comuniquei a algumas pessoas da igreja em pirassununga , sobre esta igreja , pois ela estava totalmente integra , e com o passar dos meses ela foi sendo saqueada por malfeitores , meus empregados faziam parte desta igreja , mas ela havia sido abandonada , pois esta familia que trabalha comigo ja estão na fazenda a mais ou menos uns 110 anos , como se diz eles tem muita historia p contar.

Cleide disse...

Meu bisavô trabalhou nesta fazenda e no ano de 1911 meu avô nasceu enquanto ele ainda trabalhava aí.Tenho interesse de visitar este lugar, será que é possível?

CARLOS ALBERTO FON ROSO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Sanfelici disse...

Meus trisavós, alemães, se casaram em Porto Ferreira e viveram nessa fazenda, com alguns dos pais pelo menos. Os sobrenomes eram Conzetsky e Stendem/Stender.

Gostaria muito de saber se existe alguma lista desses antigos colonos.

Lucas Sanfelici disse...

Postagem por Lucas Sanfelici

Unknown disse...

Meu nome e Rosa Isabel beluci nasci e vivi na fazenda até aos 14 anos vi a construção dessa igreja .meu pai cuidava dela
Tinha a escola q eu fui alfabetizada nela .no dia do padroeiro tinha festa era muito legal ..tenho saudades ...meu pai faleceu lá na fazenda Pedro beluci..minha mãe ainda vivi Lúcia da Silva beluci.temho uma tia e prós q ainda moram lá na fazenda São Domingos..

Unknown disse...

eu morei nesta fazenda são domingo Luciano serafin

Unknown disse...

Eu Morrei na Fazenda São Domingos de 1990 a 1994, no meus 10 anos de idade na época, sim era uma linda colônia de moradores, estudei catecismo nessa Igreja, havia ainda um lindo campo de futebol que recebias jogadores de outras fazendas aos domingos. Saudades de uma das melhores épocas da minha vida. Era uma linda e imponente Fazenda...