quarta-feira, 5 de outubro de 2011 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Praça Dr. Fernando Costa - Cidade da Criança








Avião T-6 da Praça Dr. Fernando Costa é restaurado

O primeiro monumento aeronáutico de Pirassununga foi restaurado, reformado e agora já está pronto para a visitação pública. 


Trata-se da aeronave T-6 North American, localizada na Praça Dr. Fernando Costa (defronte ao Clube Pirassununga). A reforma demorou dois meses e se deu através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Academia da Força Aérea (AFA).


A aeronave, que tem o prefixo 1647, já está aposentada há cerca de 40 anos, mas já atuou na 2ª Guerra Mundial, em instrução durante os anos 60 e foi o avião utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA entre os anos de 1952 e 1977.


O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, José Ivalde Duarte foi um dos responsáveis pela reforma do T-6. A inauguração do monumento se deu no dia 22 de outubro de 1970 quando houve a doação da aeronave pelo Ministério da Aeronáutica.


Esta aeronave é uma das 20 existentes em todo o país. Deu início a uma série de monumentos aeronáuticos que existem em Pirassununga.


 Atualmente na cidade há uma aeronave T-27 Tucano na entrada da cidade (avenida Padre Van Ess), um T-25 Universal na avenida Germano Dix (cruzamento com a avenida Juca Costa), uma réplica de um 14 Bis (também na avenida Juca Costa) e uma asa de um T-27 na avenida 6 de Agosto (saída para alça de acesso à SP-225).


SITE DA RADIO DIFUSORA PIRASSUNUNGA - Pirassununga, 05/10/2011.




































0 comentários: