quarta-feira, 12 de outubro de 2011 | By: PAULO HENRIQUE TÜCKMANTEL DIAS

Templos Religiosos



Templos Religiosos

Ministério Cristo Vive

Rua XV de Novembro

__________________________________________________-

Jardim Primavera

_________________________________________________

Igreja do Evangelho Quadrangular
(em construção)
Vila Guilhermina

Resumo Histórico
Igreja do Evangelho Quadrangular - Cruzada Nacional de Evangelização
Fundada em São João da Boa Vista - SP a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel Pastor Harold Edwin Willians auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. o primeiro natural de Los Angeles- EUA e o segundo natural do Peru.
Casal Harold e Mary WilliamsA obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista onde foi construido pelos fundadores um pequeno templo .

Em 1952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelisticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Agua Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo como a tenda número um, nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja sairam peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante o movimento crescia e cada tenda dava origem à um novo núcleo que se constituia em uma nova igreja.

Casal George e Jane FaulknerNa decada de sessenta já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de estado sendo depois espalhada nos outros municípios. as tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das decadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos .

Em 1997 já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos1.778 Salões e 1.726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

Ao todo eram 2.887 ministros1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 eram mulheres). Trabalhavam ainda38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (Hum milhão e seiscentos mil) membros.

A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em mais de cem países (desde 1944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.

Para preparar pessoas para esse ministério a igreja conta os Institutos Teológicos Médios,  Básicos (com mais de 4.500 alunos e 1.200 Professores), cursos preparados pela Secretaria Geral de Educação e Cultura, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade preparadas pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo - SP.




_________________________

Igreja Viva 24 Horas

Vila Pinheiro
___________________________

Igreja do Nazareno

Avenida Capitão Antonio Mendes

________________________________________________________

Loja Maçônica Barão de Ramalho

Vila Pinheiro

______________________________________________________________


Igreja Senhor da Vida


Avenida Joaquim Cristovão - Vila Malaquias

_________________________________________________

Paróquia das Santas Missões

Rua 13 de Maio - centro

___________________________________________________________

Igreja Adventista do Sétimo Dia

Ao lado do Supermercado Covabra

__________________________________________________________

Igreja Universal do Reino de Deus

Defronte a Estação Rodoviária

______________________________________________________

Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias

Proxima ao Campo do União Esporte Clube

_________________________________________________________

Igreja Batista El Shadday

Av. Painguás

_______________________________________________________________

Igreja Espirtualista Cristã

Rua José Tückmantel - Jardim Petrópolis

____________________________________________________________

Igreja Mundial do Poder de Deus

Avenida Painguás

___________________________________________________________________

Salão do Reino das Testemunhas de Jeová


Avenida Painguás

________________________________________________________________

Igreja Messianica


Ao lado do Fórum

______________________________________________________

Missionários da Luz


Rua 7 de Setembro

_______________________________________________________

Igreja Internacional da Graça de Deus

defronte a Praça Antonio Conselheiro (Central)
_________________________________________

Igreja São Francisco de Assis

Zona Norte

________________________________________________________________

Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil

Avenida Duque de Caxias - Norte



HISTÓRICO DA CONGREGAÇÃO DA ICPB EM PIRASSUNGA/SP
      A congregação da Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil em Pirassununga/SP, começou com um pequeno ponto de pregação na casa do irmão Diácono Cícero dos Santos juntamente com sua esposa Joana Santos da Cruz na Rua Domingo Sinotti nº 599, no Bairro Jardim São Valentin.. Este casal Antes de vir morar em Pirassununga, já congregava na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil em Itabuna no estado da Bahia, ao mudarem para Pirassununga e sentindo saudade da ICPB em Itabuna, começaram a pensar em uma forma de trazer uma congregação para Pirassununga, e foi o que aconteceu graça a fé e persistência deles. A congregação foi oficialmente inaugurada pelo Pr João Ambrosio da Silva na época Pr presidente do Campo de Estiva Gerbi/SP, que acreditou e juntamente com uma comitiva do campo de Estiva Gerbi na data de 15 Mai 99, decidiu apoiar a abertura deste trabalho em Pirassununga.

         No dia 27 Jul 99, foi realizada uma reunião onde o Presbítero Carlos Divino da Cruz foi confirmado como dirigente da Congregação, onde permanece até hoje.

      Participaram desta reunião os pastores João Ambrosio da Silva, Pr Vicente de Oliveira Farias, Pr Francisco Ferreira Fonseca, Diácono Cícero dos Santos, Dc Eustaquio Pedro de Carvalho e o secretario Marcos Paulo da Cruz. Hoje é muito forte a freqüência de pessoas nos cultos realizados, só não abrimos mais congregaçoes, por falta de obreiros sérios e preparados que queiram trabalhar.

         No ano de 2002, a Congregação passou para a cidade de Pirassununga/SP na rua Manoel Leme Francisco nº 840. Hoje a Congregação esta localizada na Avenida Duque de Caxias Norte, nº 585, Bairro Clayton Malaman, em frente ao colégio LICEU VÍVERE.



___________________________________________________________

Igreja Mundial Cristo é Luz e Vida


Avenida Duque de Caxias - Norte

___________________________________________________________

Igreja Evangelica Pentecostal

Jardim São Valentim

_____________________________________________________________

Igreja Assembleia de Deus

Zona Norte

_______________________________________________________
Igreja Adventista do Sétimo Dia

Jardim Morumbi

____________________________________________________
Igreja Nossa Senhora Aparecida

Vila Redenção

_________________________________________________________

Assembléia de Deus Nipo Brasileira

Vila Redenção

______________________________________________

1 Igreja Batista

Rua Pereira Bueno




BREVE HISTÓRIA DA PIB EM PIRASSUNUNGA

Corria o ano de 1926 na cidade de Pirassununga.
           
O município possuía uma população de 16.000 habitantes no seu total (área urbana e rural) e contava com as melhores perspectivas de progresso. Aqui existia escola de agricultura, escola de aeronáutica, quartel do exército, escola normal de educação, seminário católico e também a igreja metodista.
           
Juntaram-se a essa população, o casal Frederico Strelniek e Elisa e no fim do mesmo ano a família Peterlevits – Ernesto, Emília e os filhos.
           
Em 1937 fixaram residência aqui os irmãos: Carlos, João, Alice e Eva Sanerip e também o casal Osvaldo Araium e Elsa.
           
No ano seguinte vieram os irmãos: Carlos e Emília Feldberg em cuja residência de nº 94 na Rua Quinze de Novembro foram iniciados os trabalhos de pregação do evangelho pelo irmão Emils Veidman.
           
Em 1939 ocorreu à primeira conversão, a de Antonio Vitorino que havia sido católico fervoroso em Casa Branca.
           
Os trabalhos evangélicos em nossa cidade foram iniciados sob o patrocínio da 2ª Igreja Batista de Nova Odessa e com o aumento do número de crentes as reuniões foram transferidas para uma sala na Avenida Newton prado nº 70 e logo cogitou-se de um lugar mais amplo.
           
Soube-se da venda do templo de Nossa Senhora de Monte Serrat que era de propriedade particular e depois de alguns entraves de ordem judicial por parte do clero, concretizou-se a negociação com a dona do imóvel, inaugurando-se o templo em 1943.

Na ocasião falou o pastor Salvador Farina Filho que foi o advogado de defesa na negociação do templo e que no dia 20 de junho do mesmo ano fez organizar um concílio presidido pelo pastor Eródice Queiroz de São Paulo, originando daí uma Congregação Batista em nossa cidade.
           
Foi aceito o nome de 1ª Igreja Batista em Pirassununga para a nova Casa de Deus e considerado o dia 20 de junho de 1943 a data de seu nascimento.
           
A primeira ata da congregação foi assinada por Eródice de Quieroz - Presidente; Emils Veidman- vice-presidente e Alberto Eichman- secretário.
           
Consta que Emils Veidman foi eleito o primeiro Pastor da Igreja.
           
São membros fundadores desta igreja:
           
Vindos de Rio Claro: Arnaldo e Elza Strelniek;
            Vindos de Areias: Mathias, Marta, Guilherme e Alfredo Feldberg; Elenora Ajucenis; Frederico e Elvira maurberg;
            Vindos de Urubici: Otto e Alide Slengman;
            Vindos de Nova Odessa: Frederico Strelniek; Carlos, Emilia, Ruth e Ludmila Feldberg; Antônio Aniceto Fernandes; Sebastião Crispin; Casemiro, Alzira e Maria Aparecida Moraes; Osvaldo, Elza e Eleonora Araium; Beno e Júlia Slengman; Ernesto, Emília, Elsa, Alvina, Rita, Marta e Raimundo Peterlevits; Eva Zanerips; João e Nicolau Cinat.

            Com o passar dos anos, foram programadas reformas do templo como a retirada dos cruzeiros, retirada das torres e melhorias - a construção de salas de aula e casa pastoral (1968), assim como a construção de outras salas no andar superior e área de lazer (1992), sempre graças às ofertas de amor dos irmãos.
           
Em 1966 a Igreja não dispunha, ainda, de um Pastor residente e dependia de um moderador que na época era o irmão Carlos Werner Feldberg e o vice moderador o irmão Gesiel Abrahão da Silva.

Periodicamente, para dirigir os cultos vinham para cá, Pastores norte-americanos radicados no Brasil como Genne H. Weire e John Stuck.
           
O tempo passou...a situação da Igreja foi normalizando e chegou o ano de 2009 quando os fiéis se uniram ao pastor Aldo Fortunato da Silva para executar melhorias no templo que puderam ser concretizadas com as ofertas de membros e amigos.
           
Durante seus 67 anos de existência passaram pela primeira Igreja Batista em Pirassununga os seguintes pastores que, com a benção de deus ajudaram a manter viva a chama que move os Batistas em nossa cidade:

EMILS VEIDMAN / 1943;
ANDRÉ YASTREBOV / 1949;
CARLOS SAUL DA SILVA / 1950;
THEOBALDO JOSÉ DA SILVA / 1951;
ANTENOR CARVALHO AYRES / 1954;
MANOELINO L . NOGUEIRA / 1958;
ALFREDO ARMANDO CARLSTROM / 1960;
ALCIDES FRANCO / 1962;
HÉLIO JORGE / 1968;
LAURINDO CANDEIA DOS SANTOS / 1970;
ALCIDES FRANCO (PASTOR INTERINO) / 1971;
ABIDIAS PEREIRA / 1973;
CARLOS ROBERTO BARBOSA / 1973;
RAIMUNDO SOUZA SOARES / 1975;
EDUARDO BEZERRA / 1980;
CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS / 1981;
EZEQUIAS SANTA CRUZ SANTANA / 1985;
OSÓRIO DE OLIVERA ALMEIDA / 1987;
OSÓRIO RIBEIRO DE SOUZA / 1992;
SÉRGIO VITORINO PEREIRA / 1993;
ALDO FORTUNATO DA SILVA /DESDE 1996.

O Pastor Aldo Fortunato da silva é quem está dirigindo os trabalhos evangélicos dessa congregação há 14 anos e merece o apreço e consideração de todos, pelo desenvolvimento da evangelização e pelo amor e dedicação com que conduz as ovelhas batistas.

______________________________________

Igreja Assembléia de Deus

Rua José Bonifácio

_____________________________________________________

Capela Nossa Senhora das Almas

Cemitério Municipal





________________________________________________


Congregação Cristã no Brasil

Rua Treze de Maio

________________________________________________________

Grupo Socorrista de Ricardo

Av. Painguas


_________________________________________________

Igreja Assembléia de Deus

Av. 6 de Agosto


____________________________________________________

Igreja Assembléia de Deus

Vila Pinheiro


__________________________________________________

Igreja Nossa Senhora da Assunção

ao lado da rodoviaria


______________________________________________________

Igreja Santa Rita
Vista de Frente

Vista do Lado Esquerdo (Salão de Festas).
____________________________________________

Igreja Assembléia de Deus M. Madureira 

Rua Prudente de Moraes (Saída para Cachoeira de Emas)


_________________________________________________

Igreja Santa Luzia

Jardim Ferrarezi





__________________________________________________

Capela São Vicente de Paulo


Av.Joaquim Cristovão - Vila Malaquias

________________________________________________


Bairro da Raia

________________________________________________

Igreja Evangélica Brasileira


HISTÓRICO

 A Igreja Evangélica Brasileira , fundada na Terra por determinação de Deus, em 11 de setembro de 1879, por intermédio do Doutor Miguel Vieira Ferreira, foi reconhecida pelo Governo Imperial a 12 do mesmo mês e ano, data em que registrou, na Secretaria do Império, o Termo de sua fundação e eleição do Doutor Miguel para seu primeiro Pastor.

    Este, após um glorioso Pastorado de dezesseis anos, foi por Deus retirado deste vale de misérias e recolhido ao Reino da Glória, em 20 de setembro de 1895.
    Assumiu, então, a direção do Povo do Senhor, por deliberação unânime dos irmãos, o Dr. Luiz Vieira Ferreira, que a 9 de janeiro de 1898, foi aclamado segundo Pastor da Igreja.

    O ministério do Dr.Luiz, também muito abençoado, terminou a 6 de janeiro de 1908, com o falecimento desse servo do Altíssimo.

    Prevendo sua retirada deste mundo, determinou o Dr. Luiz que, logo após seu passamento, ficasse a Igreja a cargo dos irmãos Presbíteros – regentes, constituídos ainda em seu Pastorado.

    Assim, sob a regência de seu Presbitério, cuja presidência coube ao Sr. Manoel Francisco do Nascimento, permaneceu a Igreja desde 6 de janeiro de 1908, até 24 de setembro de 1911, quando aprouve ao Senhor Onipotente cumprir o que prometera ao Doutor Miguel, ordenando Pastor da Igreja Evangélica Brasileira o Dr. Israel Vieira Ferreira.

    O Pastorado de 48 anos do Reverendo Dr. Israel Vieira Ferreira - o Filho da Promessa - cumpriu-se gloriosamente, com muitas bençãos, conforme a promessa feita por Deus ao Doutor Miguel, recolhendo-se ao Reino da Glória em 31 de janeiro de 1959.     

    Daí em diante, passou a direção da Igreja do Senhor a ser exercida pelo seu Presbitério , cuja presidência coube ao então Moderador, Dr. Antônio Prado, até que em 30 de junho de 1974, os membros da Igreja, inspirados pelo Senhor Deus Altíssimo, escolheram, por escrutínio secreto, o seu quarto Pastor visível, o Dr. Antônio Prado, o qual, eleito por unanimidade das congregações, foi ordenado e empossado em 29 de setembro de 1974.

    O ministério do Dr. Antônio Prado, também muito abençoado, terminou a 15 de outubro de 1999 com o falecimento desse servo do Altíssimo , passando a Igreja, então, a ser dirigida por seu Presbitério, cuja presidência cabe ao Presbítero-Moderador Dr. Paulo Ferreira Novo.
   
O Termo de fundação da Igreja e eleição do Doutor Miguel para seu 1º Pastor acha-se registrado na Secretaria do Império à fls. 14 v. e 15 do livro 972 : - Títulos de Pastores e Ministros de Religiões Toleradas – livro esse descrito à fls. 130 v. da Relação 29 da Seção Administrativa – Arquivo Nacional.

FONTE: http://www.igrejaevangelicabrasileira.com.br/

_____________________________________________

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos



Centro Paroquial da Igreja da Matriz

_________________________________________

Igreja Metodista



Oficialmente estabelecida em 6 de julho de 1889, a Igreja Metodista em Pirassununga pode se considerar testemunha ocular e participante efetiva de grande parte da história da cidade. Primeira igreja protestante a se instalar no município, e fruto do trabalho missionário da então Igreja Metodista Episcopal do Sul (EUA), seu primeiro pastor foi o Reverendo Edward E. Joiner, norte-americano.
No início, os cultos eram realizados na casa da família Müller, cujos membros, descendentes de alemães, eram originalmente luteranos. Posteriormente, os trabalhos passaram a ser realizados também nas casas de outras famílias e, mais tarde, numa casa assobradada de esquina, que acabou sendo demolida em 1960, para dar lugar à atual residência pastoral, na esquina das ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro.
O primeiro templo foi construído na rua 7 de Setembro entre 1919 e 1920, no pastorado do reverendo Walter Gilwill Borchers, também norte-americano. Passaram pela igreja, nestes 120 anos, 41 pastores e 4 pastoras, e o templo já foi remodelado 2 vezes.

Origens
O Metodismo é um movimento iniciado por John Wesley no século XVIII, na Inglaterra. O nome metodista foi o apelido que os universitários deram ao grupo liderado por Wesley, porque os membros pareciam fazer tudo com método e ordem. Não apenas tinham hora certa para a oração, estudos bíblicos e outras práticas religiosas, como também visitavam regularmente doentes, necessitados e encarcerados.
Ministro da igreja oficial do país, a Igreja Anglicana, Wesley se posicionou de maneira conflitante com suas diretrizes ao preconizar que o evangelho de Cristo fosse levado à população marginalizada da época. Assim, contrariando as recomendações do clero Anglicano, Wesley pregava ao ar livre, em praças, minas de carvão, portas de fábricas e outro locais do país, socialmente conturbado pelos efeitos da Revolução Industrial.
Também estimulava a abertura de escolas "caseiras", mantidas por voluntários, onde a maioria da população analfabeta tinha acesso à educação. Aliás, a ênfase na democratização da educação norteou toda a história da igreja, e hoje em dia existem centenas de instituições de ensino de confissão metodista ao redor do mundo.
John Wesley é considerado como um "herói nacional" na Inglaterra, principalmente por ter trazido à pregação da palavra de Deus as questões sociais que eram tão urgentes na época, e por ter revolucionado o modo como as mesmas eram encaradas, influenciando até mesmo as políticas públicas posteriormente adotadas pelo governo inglês nessa área. Apesar do crescimento do movimento metodista, Wesley nunca buscou a separação. Morreu Anglicano. O movimento metodista só foi institucionalizado em forma de igreja pouco mais tarde.

Expansão
Com a colonização dos Estados Unidos, o movimento metodista se instalou naquele país, onde obteve rápido crescimento. De lá, o metodismo se espalhou pelo planeta, estando em mais de 100 países pelo mundo, com mais de setenta e cinco milhões de membros no mundo.
A Igreja Metodista é integrante do chamado "protestantismo histórico", uma vez que já atua há quase três séculos como denominação. A forma de governo da Igreja Metodista é episcopal e seu sistema, representativo. Os princípios de fé da Igreja Metodista são fundamentados tão somente nas Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, as quais contêm tudo quanto é necessário para a salvação humana, e são suficiente regra de fé e prática para os cristãos.

Atuação Social
Através de seu Credo Social, a Igreja Metodista norteia o seu trabalho de Assistência Social. Cada igreja local possui a AMAS (Associação Metodista de Ação Social) com personalidade jurídica e responsável pelos trabalhos nessa área. Cabe à AMAS, em parceria com a Prefeitura de Pirassununga, a administração do "CASA Abrigo", que oferece suporte a crianças afastadas de seus pais (atualmente com 37 crianças). Nas dependências da Igreja funciona semanalmente o Grupo de Apoio Sócio-Familiar, uma rede de apoio aos familiares dos abrigados no CASA.
A igreja desenvolve outros programas sociais, como distribuição de cestas básicas. O trabalho na área social é considerado de extrema importância pela igreja, e se tornou um de seus pilares. Recentemente, o trabalho metodista com moradores de rua de São Paulo foi alvo de matéria do Jornal Nacional. Como dizia John Wesley: Não existe Evangelho que não seja social.

A Igreja Metodista em Pirassununga está situada na rua Sete de Setembro, 574, centro. Atualmente, é pastoreada pela Revda. Mary de Fátima Santos Agostinho.


09/06/2011

___________________________________________

Igreja São Benedito

ao lado do Cemitério Municipal

______________________________________________________

Igreja Presbeteriana



Vila Santa Terezinha

_________________________________________________________



Vila Pinheiro


________________________________________


Jardim do Lago

______________________________________

Loja Maçônica "Cruzeiro do Sul"

Vila Santa Terezinha

______________________________________________________

Igreja Santo Antonio

Rua 13 de Maio

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Israel Ferreira disse...

Olá, eu gostei muito deste BLOG, achei que foi uma idéia muito inteligente, de muito bom gosto.
Tenho uma sugestão: " Sempre que colocar algum ponto, ex: Templo religioso, colocar sempre os com histórico em primeiro. Fazendo isso acho que estimularia os outros a fornecer o histórico."
Estou sempre a sua disposição.
Israel Ferreira

Unknown disse...

Oi tudo bem?
Percebi que vc perdeu o histórico da Igreja Evangélica Brasileira, o histórico poderá ser encontrado no Site: www.igrejaevangelicabrasileira.com.br
Muito obrigado, esta ficandomuito bom seu site(blog).
Israel Ferreira

Unknown disse...

Bom Dia!!!
Você lembra da sugestão que eu havia dado?
ex: Templo religioso, colocar sempre os com histórico em primeiro. Fazendo isso acho que estimularia os outros a fornecer o histórico."
Um grande abraço...
Israel Ferreira

P.S: E a propósito; " O site esta com uma cara muito bonita, parabéns".

Martelo e Prego disse...

Caro Paulo, sensacional seu Blog! Fantástico esse post Templos Religiosos. Quando o amigo tiver um tempo, pesquise as Capelas Rurais. Vai ver cada "capelinha" maravilhosa com histórias mais maravilhosas ainda.
Forte abraço e parabéns!!!

www.daversonweb.blogspot.com

Anônimo disse...

Paulo, a Igreja Metodista em Pirassunga completa 122 anos em Pirassununga agora no mês de julho.
Creio que uma das mais antigas. Seria interessante vc colocar sua história que se encontra no blog:
http://www.wix.com/metodistapira/site#!
Muito bom seu trabalho e empenho.

Vanilda D. Botteon

Unknown disse...

Muito grata com a sua colaboração com conteúdo de qualidade, tem me ajudado muito nos trabalhos de faculdade!